terça-feira, 14 de julho de 2015

jornal i #30 E tudo a crise levou


"Passados alguns anos, os dois amigos cruzam-se. Não se viam há bastante tempo e muito tinha mudado. A aproximação foi cautelosa e cuidada, sem grandes exaltações. Observaram-se e analisaram-se, calados e baços, rasgando um tímido sorriso, um comentário mortiço e pouco entusiástico. Depois da demissão, Yanis instalou-se em Sydney, longe de Atenas. Pago a peso de ouro para tirar partido dos interstícios do capitalismo, enquanto homem das finanças que ganha dinheiro à custa dos pobres. Era um homem diferente: apostava contra a dívida grega e ganhava milhões. Já nem se preocupava em corrigir os modos burgueses e usava uma gravata cuja cor do dia seguinte era facilmente previsível, até para um olho mais aluado. Esquecera a ideia de que qualquer coisa que venha do povo é boa.

Como tantos outros homens de esquerda, Alexis, obrigado a ceder à ditadura da austeridade, abdicara do risco, da tragédia, do melodrama e, apostado na ponderação, dedicava-se hoje a causas menores, embora nem por isso menos compensadoras, como os direitos dos animais e das florzinhas que hoje ocupam o lugar político anteriormente preenchido pela classe operária. Tsipras já não queria mudar o mundo, mas terminara uma tese de doutoramento que fazia dele um perito e o obrigou a abandonar a liderança do partido.
O promissor e revolucionário Syriza, funesto para a Grécia, ficou sem a sua sedutora ideologia, varrida por uma brisa fresca que levou para longe a bruxaria e o fanatismo que se agarravam aos seus militantes como um miasma, levando também consigo o torpe ano de 2015. Tudo desertou, ficou apenas o palco vazio de uma ideia e de uma Grécia que não existiu. Nem existirá."

Sem comentários:

Enviar um comentário