terça-feira, 18 de agosto de 2015

#32 jornal i: David Foster Wallace chega ao cinema


Hoje, para o jornal i, 

“I think that if there is a sort of sadness for people under 45, that’s something to do with pleasure and achievement and entertainment. Like a sort of emptiness at the heart of what they thought it was going on”. Dou voltas e mais voltas a esta frase de David Foster Wallace, esse perscrutador dos mistérios do humano, que nos é apresentada no filme “The end of the tour” (James Ponsoldt), sobre uma entrevista de cinco dias entre o repórter da revista Rolling Stone, David Lipsky (Jesse Eisenberg) e aquele aclamadíssimo escritor interpretado por Jason Segel.

Foster Wallace já não é dos fãs que o liam ou dos amigos que o conheciam: passou a ser culturalmente de todos, num processo que – é mera suposição, confesso – culminará com um resultado semelhante ao de Hitchcock, que quase fez de todos, quando pronunciam o seu nome, “cinéfilos”, verdadeiros espectadores apaixonados pelo “género”, um mestre do suspense conhecido por todos, mesmo aqueles que nunca ouviram falar de “Rebecca” (1940) ou “Notorious” (1946).

A história que o livro de Lipsky “Although of Course You End Up Becoming Yourself”, publicado em 2010, relata além de verídica é fascinante mas, o filme, parece ficar aquém. Há desde logo o estilo “bromance”, que relata uma viagem de “bonding”, entre dois homens, preenchida por momentos de partilha de M&M’s e o entoar de uma música de Alanis Morissette. Mas o verdadeiro desafio de transformar o livro de Lipsky num filme, abdicando do artifício da palavra escrita, passa não só pela representação da solidão, crua e dura, que fulminou Foster Wallace, como também pela representação de um homem que olhava tudo com olhos pensativos, que vêm para além das coisas e das pessoas e parecem assustar-se. Um homem com qualquer coisa a roê-lo por dentro, o que é um dom e um sofrimento, sem nunca estar contente, sem se entregar, receando tudo aquilo que se passa em volta dele. Há poucos atores capazes de interpretar este “tipo”, com a intensidade e naturalidade apropriadas e não me parece que Marshall, de “How I Met Your Mother”, tenha sido uma escolha avisada.













Sem comentários:

Enviar um comentário