quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Jornal i#38 O verdadeiro intento do PAN

Ontem, para o i, 

"Enquanto alguns se babam por um governo comunista e aquela “coisa” de António Costa e outros se afligem, muito prontamente, com engano de um apresentador de telejornal esquecemos o facto mais importante das últimas eleições: o PAN elegeu um deputado! Esqueça o radicalismo do BE e do PCP em relação à NATO e ao Euro e desengane-se: o PAN não é só um fervoroso defensor das árvores e dos bichinhos, o que até se compreende como estratégia de afirmação política; o seu verdadeiro intento é “transformar a mentalidade e a sociedade portuguesa e contribuir para a transformação do mundo de acordo com os fundamentais valores éticos e ambientais”. Ficará cumprido o sonho de qualquer candidata a miss universo?

Depois de quatro anos de grandes amarguras para os portugueses, 74.752 votaram num partido cujo “desígnio maior” é “defender o ambiente em que estamos”, segundo o deputado eleito. Mas, pondo de parte os direitos da natureza e dos animais, esquecendo, portanto, que o direito é produzido pelos homens e para os homens, que é um produto cultural emanado dessa propriedade específica do homem, o programa eleitoral do PAN é rico em propostas como a inclusão dos animais no agregado familiar, distribuir gratuitamente  copos menstruais em consultas de planeamento familiar para diminuir a poluição e o desperdício de recursos (p. 45), implementar o sistema de partilha de horas diárias entre o vitelo e a progenitora (p. 33) e, num rasgo de autoritarismo ou marxismo animal como já lhe vi chamar, regulamentar melhor e de uma forma mais restrita a publicidade alusiva a produtos não saudáveis ou com impactos negativos na saúde (p. 52).

As preocupações com o ambiente são absolutamente legítimas. O problema é quando isso se converte numa bandeira ideológica e num radicalismo holístico do ambientalismo tradicional que impede o debate construtivo sobre o tema – o que, infelizmente, acontece com os partidários da deep ecology, à semelhança do lobby da ideologia do género para o qual, afinal, interessam as diferenças entre “ele” e “ela” e não apenas a felicidade do individuo, como ficamos a saber com o episódio Quintanilha."


Sem comentários:

Enviar um comentário